Hardsoft

1 fevereiro, 2008

Configuração Grub – Dual Boot Ubuntu + Windows

Filed under: Linux, Linux Ubuntu — Tags:, , , — Hardsoft dicas @ 1:38 pm

linux.pngPara fazer o dual boot entre sistemas os sistemas operacionais Linux Ubuntu e MIcrosoft Windows proceda desta maneira.

Depois de instalado os dois sistemas operacionais, (Instale o Windows primeiro) entre no Linux, no menu Aplicativos>Acessórios>Terminal, la você terá que digitar alguns comandos para configurações, vamos começar a criar uma senha de root(Obs: não é a mesma senha de login de usuário)

Criando Senha de root:

No terminal digite o comando su passwd root  ,vai lhe pedir para que digite a sua senha de usuário e logo em seguida para criar a senha de root e confirmar a senha. Pronto vc já tem uma senha de root(Obs: pode ser a mesma do que a de usuário).

Configurando Grub para o Dual Boot.

No terminal digite o comando  su root informe a senha e logo em seguida digite o comando sudo gedit /boot/grub/menu.lst abrirá uma tela com vária informações.

Há centenas de opções que você pode mudar, mas somente algumas são de interesse. A opção padrão de boot é definida pelo valor “default”. O valor do “default” é 0(zero), que significa que a primeira opção na lista (que é o Ubuntu) sempre será iniciada. Se você quiser com que o Windows XP seja iniciado por padrão, mude o valor para 4, já que o XP é o quinto item na lista (o sistema de numeração começa no 0).

Um outro jeito de iniciar o Windows XP por padrão é mudar o valor do “default” de um valor numérico para “saved”. Então, o GRUB iniciará a opção que estiver marcada com “savedefault”.

Se você descer a lista e der uma olhada nas opções, irá notar que ambas (a principal do Ubuntu e o Windows XP) estão marcadas com o “savedefault”. Apague o valor do Ubuntu e o Windows XP será carregado por padrão.

Também pode-se aumentar o “timeout” do menu de boot – apenas mude o valor do “timeout” que por padrão está em 10 segundos.
E é só isto. Fazer um dualboot de Windows e Linux quando temos o Windows instalado previamente é de longe o médoto mais fácil de fazer dualboot, porque as distribuições mais atuais do Linux são bem adaptadas a acomodar outros sistemas operacionais, e o GRUB é um gerenciador de boot excelente e muito flexível.

Após configurado o dual boot quando você entrar no Windos pela primeira vez ele vai reconhecer como um novo hardware e irá instalar. Reinicie e desfrute dos dois sistemas.

Vou postar mas algumas dicas para configurações do linux dentre elas colocar imagens no grub mas vamos ao mais importante primeiro.

12 Comentários »

  1. olá, tudo bem?
    venho através dessa mensagem solicitar uma ajuda com uma dificuldade que estou tendo, depois que instalei o kurumin no meu hd já tinha o ubuntu 7.10 e o xp carregavam normal agora depois que coloquei o kurumin o meu ubuntu não carrega mais não gera imagem fica apenas com tela preta me dê umajuda quanto a isso.
    o grub está assim:
    bem o grub está assim !
    default 0
    timeout 9
    color cyan/blue white/blue
    gfxmenu (hd0,5)/boot/message

    title Kurumin Linux
    root (hd0,5)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 ro nomce quiet apm=power-off vga=791
    initrd /boot/initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2

    title Microsoft Windows XP Professional (sda1)
    root (hd0,0)
    makeactive
    chainloader +1

    title Ubuntu 7.10 (7.10) (sda3)
    root (hd0,2)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic ro quiet splash locale=pt_BR
    initrd /boot/initrd.img-2.6.22-14-generic
    savedefault
    boot

    title memtest86
    root (hd0,5)
    kernel /boot/memtest86.bin
    como fazer para carregar a imagem do ubuntu?

    grato!!!

    Comentário por Eudmarly Sena Pinheiro — 9 fevereiro, 2008 @ 12:45 pm

  2. o Kurumin usa o lilo e não o Grub nunca tentei fazer isso mas tenta colocar o default como 2 e nao como zero.. se caso nao entre no seu ubuntu aih tenta configurar o lilo pelo kurumin…mas nao da nem opcoes para esolha do sistema operacional?? qualquer coisa me diz aih

    Comentário por Hardsoft dicas — 10 fevereiro, 2008 @ 1:34 pm

  3. Pode ser que o Ubuntu esteja encontrando problemas com o ACPI. Para desabilitar o ACPI no carregamento do Ubuntu, vá até o “title Ubuntu” no seu menu.lst,e adicione no final da linha ‘kernel’ as opções ‘acpi=off’ e ‘noacpi’.Deve ficar assim:

    title Ubuntu 7.10 (7.10) (sda3)
    root (hd0,2)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic ro quiet splash locale=pt_BR acpi=off noacpi
    initrd /boot/initrd.img-2.6.22-14-generic
    savedefault
    boot

    Salve as alterações no arquivo ‘menu.lst’, reinicie o seu PC e tente carregar o Ubuntu novamente. Não é uma boa idéia se desabilitar o ACPI na CMOS/BIOS do seu PC, porque o Windows simplesmente não carrega se o ACPI estiver desabilitado na BIOS; por isso a alternativa mais prática e funcional é editar o arquivo ‘menu.lst’ mesmo.
    Espero que essa dica te ajude!

    Comentário por Wanderley Luz — 13 fevereiro, 2008 @ 5:35 pm

  4. Bom dia,
    O meu problema é +/- esse, passo a explicar:
    O meu Win XP não arranca.
    Coloquei o LiveCD do Ubuntu e deu erro. Dizia a seguinte mensagem: (…)”Kernel panic – not syncing: IO-APIC + timer doesn’t work! Boot with apic=debug and send a report. Then try booting with the ‘noapic’ option”

    Estava a pensar modificar o boot.ini do Windows para desactivar o ACPI porque na BIOS não é possivel fazer isso. Mas o Wanderley Luz diz-me que se desactivar essa opção(ACPI) o Windows não carrega ?!!

    Comentário por Cláudio Pereira — 20 fevereiro, 2008 @ 9:46 am

  5. Boa noite
    Amigos eu to com um probleminha, eu tenho um notebook nele esta instalado sistema ubuntu 7.10 e eu nao cinsigo instalar o Windows xp sp2, ele da boot e tudo mais quando chega na parte que entra nas partiçoes ele diz que nao encontrou o disco rigido e pede pra reiniciar. o que devo fazer pra conseguir instalar?
    Me ajudem por favor.
    Obrigado

    Comentário por wesley — 24 fevereiro, 2008 @ 1:29 am

  6. Bom dia!,

    Esta é minha primeira experiência com Linux que parece ser muito versatil. Como também ainda não abandonei o XP estou tentando criar a senha de root. Instalei, tudo e esta tudo funcionando. Ao seguir o procedimento para criar a senha de root e sou solicitado a digitar minha senha de usuário, não consigo, é como se o teclado ficasse inoperante e desabilitado. Dai não consigo seguir o tutorial acima. Preciso de uma orientação para saber se é configuração ou algum conflito existente

    Obrigado!

    Comentário por Ricardo — 3 março, 2008 @ 2:45 pm

  7. Ricardo

    Eh assim mesmo… ele nao aparece vc digitando nada mas quando vc digita su passwd root vc digita sua senha de usuario e tecla enter ele pede pra digitar de novo e vc digita e ta quando pedir para digitar a nov senha vc digita mas nao aparece nada fica como se nao funcionace mesmo

    Comentário por Hardsoft dicas — 3 março, 2008 @ 8:36 pm

  8. Hardsoft,

    Primeiramente Obrigado pela dica.

    Quer dizer então que ao digitar a senha e pedir novamente ele fica como se não tivesse habilitado o root. Ok … Por defaut o root é desabilitado. Então como dar sequência nos comandos se ele ainda fica pedindo a passwd para inverter a ordem do boot para xp => ubuntu

    Obrigado mais uma vez!!

    Comentário por Ricardo — 7 março, 2008 @ 11:55 am

  9. Ricardo

    Por padrão na configuração-padrão do Ubunto, o superusuário root não solicita senha. Quando estamos usando em casa isso não gera problemas, mas se for em alguma empresa é bom mudar essa configuração.

    Em casa utiliza a senha que vc cadastrou quando criou um usuário comum na instalação.
    Para alterar a senha vc pode usar o comando sudo passwd root

    Por padrão, nos unix, não aparece nada quando digitamos a senha
    É assim mesmo, em todos os linux/unix.
    No ubuntu, digite sudo su, entre com a senha e você terá UID de root.

    perceba que na linha tera este simbolo $. quando se esta logado como root estara assim # ai vc digita gedit /boot/grub/menu.lst
    e edita o arquivo.

    provavelmente estara assim quando vc apbrir o terminal

    suponhando que vc colocou ricardo como nome estara assim

    ricardo@ricardo:$~ sudo gedit /boot/grub/menu.lst
    password:

    aih quando vc digita sua senha ali nao aparece quando esta digitando nao eh???

    mas note que ao digitar a senha e pressionar enter mudara o simbolo de $ para #

    Comentário por Hardsoft dicas — 7 março, 2008 @ 3:29 pm

  10. Hardsoft,
    Desculpem-me pela demora retorno. Muito Obrigado novamente!!

    Precisas de fácil entendimento, todas as dicas, funcionou tudo direitinho. O Dual boot esta funcionado perfeitamente. XP em primeiro e o Ubuntu em segundo. inclusive como ja havia feito atualizações o XP passou a ser o sexto na tela de boot e não tive duvidas numerei conforme a posição em que aparecia, bem como, alterei o tempo do time out. Como expliquei, praticamente não tenho experiência com as versões de Linux. e para não abandonar o XP abruptamente estou explorando o maximo que posso do Linux. Mais leve e rápido muito versátil…

    Parabés e obrigado pelas orientações que foram dadas

    Ricardo, Salvador – Bahia

    Comentário por Ricardo — 17 março, 2008 @ 4:54 pm

  11. Amigo, tenho um core 2duo, com 1Gb e dois Hd’s. O primeiro está o Windows Xp Pro, e no outro Hd, está com o UBUNTU 7.10 64bit. Não está reconhecendo o UBUNTU, sempre aparece o windows xp, iniciando, mas nada do UBUNTU. Somente quando mexo do setup e mudo o hd de boot é que posso ver o UBUNTU.
    Como eu faço para aparecer um dual boot no inicio. Assim como o KURUMIN 7 e o XP? São sistemas diferente usando Hd tambem diferente.

    Sem mais,

    Josivan Oliveira – Ceará

    Comentário por Josivan Oliveira — 22 março, 2008 @ 12:25 am

  12. o meu problema e esse, eu tinha em quadri boot o windows 98, xp, calango e kurumin, e pegava tudo bem, mas ai eu instalei o ubuntu e tive problema com o kurumin e o calango, antes era o lilo ai eu coloquei o grub na MBR, e deu esse problema, ma ajude a editar o grub para que todos apareção, por favor, diga exatamente onde o oque escrever, pois não sou especialista, mas sei algumas coisas, me digão

    Comentário por wesley — 7 janeiro, 2009 @ 3:28 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: