Hardsoft

14 janeiro, 2008

Criptografia Simétrica

Filed under: Dicas, Segurança — Tags:, , , — Hardsoft dicas @ 1:47 pm

cript.pngAprenda um pouco sobre a criptografia Simétrica. Uma das criptografias mais usadas em transações de comércio electrónico.


Com a simétrica, executa-se um ficheiro através de um programa e cria-se uma chave que baralha o ficheiro.
Depois, o ficheiro criptografado pode ser enviado através do e-mail para um destinatário e a chave para abrir a mensagem é transmitida separadamente. Pode ser uma senha ou outro tipo de informação.
Utilizando o mesmo programa de criptografia do remetente, a pessoa que recebeu o e-mail pode usar a chave para conseguir ler a mensagem.

A criptografia simétrica é rápida, mas não é tão segura quanto a assimétrica, pois existe a possibilidade de que alguém intercepte a chave e descodifique a mensagem. Mas, devido à sua velocidade e facilidade de uso, é largamente usada em transações de comércio electrónico.

Na criptografia simétrica, o algoritmo divide os dados em pequenos pedaços chamados de blocos, depois coloca letras em volta, muda a informação presente em cada bloco para números, comprime e expande esses dados e coloca esses números em fórmulas matemáticas que incluem a chave. Então o algoritmo repete todo o processo – até mesmo dúzias de vezes, se for preciso.

Chaves
As chaves são as peças finais no quebra-cabeças da criptografia. Elas variam em comprimento e, consequentemente, em força, portanto quanto maior a chave, maior será o número de possíveis combinações. Por exemplo, se o seu programa de criptografia usar chaves de 128bits, a sua chave particular pode ser qualquer uma numa gigantesca possibilidade de combinações de zeros e uns. Na verdade, um hacker tem mais possibilidade de ganhar na lotaria do que quebrar este tipo de criptografia usando um ataque de força bruta, ou seja, tentando todas as combinações possíveis até encontrar a certa. Especialistas em criptografia podem quebrar a chave simétrica de 40bits em aproximadamente seis horas num computador doméstico usando força bruta, mas tentando toda a vida não conseguiam fazer isso com uma criptografia de 128bits.
No entanto, mesmo criptografia de 128bits possui algum grau de vulnerabilidade, e os melhores especialistas conhecem técnicas sofisticadas que podem ajudá-los a descobrir mesmo os códigos mais difíceis.

Veja também sobre Criptografia Assimétrica e Esteganografia Digital 

3 Comentários »

  1. amigo bom dia.
    adorei o comentario sobre o assunto.
    mas vc poderia me endicar algum programa para quebrar senhas simétrica

    Comentário por rodrigo sartori — 4 abril, 2008 @ 1:21 pm

  2. Queria saber se tem como descobrir uma senha simétrica, se tem algum tipo de programa que faça isso. Eu tenho um arquivo aqui criptografado no programinha Kruptos 2. Desde já agradeço a atenção!

    Marcos!

    Comentário por Marcos — 4 abril, 2008 @ 8:41 pm

  3. estou com o mesmo problema do marcos ai, tenho arquivos criptografados com kruptos 2 e a senha foi perdida ou digitada errada e agora preciso dos arquivos, entre em contato por favor de tiver ideia de como resolver
    sem + agradeço

    Comentário por juliano — 26 janeiro, 2009 @ 4:05 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: