Hardsoft

14 janeiro, 2008

Criptografia Assimétrica

Filed under: Dicas, Segurança — Tags:, , , — Hardsoft dicas @ 1:51 pm

cript.pngCriptografia assimétrica (também camada de chave pública) é mais complexa e mais segura. São necessárias duas chaves: uma pública e outra privada.


O utilizador torna a sua chave pública disponível para todos os que podem eventualmente enviar-lhe informações criptografadas. Essa chave pode apenas codificar os dados, mas não pode descodificá-los, ou seja, não pode abrir as informações criptografadas, mas é capaz de criptografar um ficheiro.
Enquanto isso, a chave privada permanece em segurança com o utilizador. Quando as pessoas desejam enviar alguma informação criptografada, elas fazem-nos utilizando a chave pública. Mas quando o utilizador recebe o texto cifrado, ele descodifica-o com a chave privada, que esteve sempre em segurança.
A criptografia assimétrica garante uma dose extra de confiabilidade, mas exige mais recursos do sistema, tornando o processo mais lento. Além disso, as duas formas de encriptar os dados (Assimétrica e Simétrica) usam alguns algoritmos diferentes para produzir o texto codificado. O algoritmo de criptografia assimétrica trata o texto como se fosse um número muito grande, eleva-o à potência de outro número também enorme e então calcula o restante depois de dividido por um terceiro número igualmente gigantesco. Por fim, o número resultante de todo este processo é convertido de novo em texto. Programas de criptografia podem usar o mesmo algoritmo diferentemente, é por isso que o receptor precisa de usar o mesmo programa para descodificar a mensagem o mesmo que foi utilizado antes para codificar.

Chaves
As chaves são as peças finais no quebra-cabeças da criptografia. Elas variam em comprimento e, consequentemente, em força, portanto quanto maior a chave, maior será o número de possíveis combinações. Por exemplo, se o seu programa de criptografia usar chaves de 128bits, a sua chave particular pode ser qualquer uma numa gigantesca possibilidade de combinações de zeros e uns. Na verdade, um hacker tem mais possibilidade de ganhar na lotaria do que quebrar este tipo de criptografia usando um ataque de força bruta, ou seja, tentando todas as combinações possíveis até encontrar a certa. Especialistas em criptografia podem quebrar a chave simétrica de 40bits em aproximadamente seis horas num computador doméstico usando força bruta, mas tentando toda a vida não conseguiam fazer isso com uma criptografia de 128bits.
No entanto, mesmo criptografia de 128bits possui algum grau de vulnerabilidade, e os melhores especialistas conhecem técnicas sofisticadas que podem ajudá-los a descobrir mesmo os códigos mais difíceis.

Veja também sobre Criptografia Simétrica e sobre Esteganografia Digital

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: