Hardsoft

14 janeiro, 2008

Antivírus para quê? Acabe com eles você mesmo!

Filed under: Antívirus, Dicas, Segurança — Tags:, , — Hardsoft dicas @ 8:19 pm

virus.pngA pedidos de tutorias antivírus, achei este na internet que é muito melhor do que postar vários tutorias de vários antivírus, pois com certeza a melhor solução e a melhor defesa contra as pragas da internet é o usuário.

Ultimamente, temos percebido o quanto os antivírus têm se tornado pesados, lerdos e cada vez menos eficientes diante do farto nascimento de novas ameaças diariamente. Um programa mal intencionado, pode ter diversos meios de atuação. Sendo assim, fica difícil qualquer antivírus detectar todas as ameaças, incluindo spywares, keyloggers, etc. Mas há uma arma que podemos usar, muito fácil. Essa arma não requer o uso de nenhum antivírus. Requer apenas “um pouco” de treinamento. Se souber usá-la, dificilmente você vai sofrer com qualquer tipo de ameaça, seja ela vírus, programas mal intencionados, keyloggers, spywares, trojans, etc. Um dia resolvi não usar mais nenhum tipo de proteção, a não ser aquelas próprias do sistema, como firewall e algumas atualizações. As vantagens de não se usar um antivírus junto a um antispyware são inúmeras. Recomendo ler o parágrafo abaixo para saber oque irá encontrar neste tutorial. Caso não se interesse, não será preciso ler muito. Preparei também uma seção de dicas, no rodapé do artigo. Mesmo que não se adapte ao método autoclean, as dicas são bem interessantes.

Parece ser cômodo ter uma ferramenta que elimine todo tipo de ameaça. Mas infelizmente, a coisa não funciona como deveria. Usei dezenas de antivírus, antispywares, antimalwares e só oque percebi é uma significativa perda de desempenho e um resultado não muito empolgante. Na maioria dos casos, os anti-qualquer-coisa são ineficazes devido a constante mutação do mundo dos softwares mal intencionados. Devido a isto, surgiram algumas “soluções” paralelas como o Hijackthis para ajudar na batalha, mas o que ele faz, nós podemos fazer melhor.

Quer se livrar do incômodo de usar um antivírus lerdo, preguiçoso e praticamente ineficaz? Você escaneia seu sistema a busca de spywares, o programa nunca acha nada, mas você percebe que o sistema está sob ataque de alguma coisa estranha?

Então já vou te desanimar logo de cara! Não existe poção mágica. A melhor delas, depende só de você. Eu já aprendi a dominar o sistema operacional que eu uso, diretamente ou indiretamente. Se você tiver paciência e querer aprender a fazer o serviço de um antivírus manualmente, você nunca mais vai querer voltar a usar um. A primeira vista pode soar um tanto quanto complexo fazer o serviço de um antivírus. Mas garanto que após você dominar as técnicas de remoção e as técnicas para se evitar vírus, quase nunca vai precisar fazer checkups e vai ver o quanto é fácil. Também existem exceções. Mas para essas exceções, também existe uma solução! Oque vou passar para os interessados é somente o básico, um empurrão ao caminho a que devem tomar. Existe muita coisa por trás disso e se você realmente quiser se tornar um expert em remoção de pragas, deve aprofundar mais no assunto. Em suma, existe sim como manter seu sistema sempre limpo, estável e a salvo de ameaças sem precisar abrir mão da agilidade do sistema com um programa trambolhão. Cabe a você querer aprender como.

Você também pode optar por utilizar um programa antivírus em conjunto com sua habilidade adquirida. Com o tempo, vai descartar o antivírus.

Leia o resto do artigo e como fazer isso direto do da fonte.

Créditos na fonte

1 Comentário »

  1. OLA EU TINHA UM ATIS VIROS NA QUE EU ESTAVA ESTALANDO PROGRAMA ABRIA NA TELA DO CONPUTADOR UM CERRIGA COM UM LIQEIDO DENTRO E CONFORME A ISTALAÇÃO O LIQUEDO IA DIMINUINDO DA CERRINGA E AI ESPIRRANDO SANGUE NA TELA DO COMPUTADOR E DOIS DE ELE ESTAR ESTALADO EU NÃO CONSEGUIA ESTALAR NEUM TIPO DE PROGRAMA OU FAZER ALGUN DAOENLOADS O ANTIS VIROS AVISAVA SUA MAQUINA ESTA SENDO RENICIADA E FASIA UM BALURRIO TIPO DA POLICIA SE VC CONHE ESTE TIPO DE PROGRAMA ESTOU PRECISANDO URSENTE.
    GRATO AILTON CEL:8587-1647

    Comentário por AILTON — 1 agosto, 2008 @ 9:22 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: